sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pensamentos de Clarice Lispector...

E o amor, em vez de dar, exige. E quem gosta de nós quer que sejamos alguma coisa de que eles precisam. Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece...


Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.


Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro...


E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço.


E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar.


Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.


Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas - continuarei a escrever


Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando.


Eu sou à esquerda de quem entra. E estremece em mim o mundo. (...) Sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro.Sou um coração batendo no mundo.


Eu te odeio', disse ela para um homem cujo crime único era o de não amá-la. Eu te odeio, disse muito apressada. Mas não sabia sequer como se fazia. Como cavar na terra até encontrar a água negra, como abrir passagem na terra dura e chegar jamais a si mesma?


Fiquei com vontade de chorar mas felizmente não chorei, porque quando choro fico tão consolada.


Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.


Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.


Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação.


Minha força está na solidão.


Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.


O homem que trabalha somente pelo que recebe, não merece ser pago pelo que faz.



Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.


Já chamei pessoas próximas de “amigo” e descobri que não eram… Algumas pessoas eu nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.


Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.


Não entendo, apenas sinto. Tenho medo de um dia entender e deixar de sentir.


Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela
só tenho uma chance de fazer o que quero.
Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce
dificuldades para fazê-la forte,
Tristeza para fazê-la humana e
esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas
elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos
Sou como vc me vê
Posso ser leve como uma brisa,
ou forte como uma ventania,
depende de quando, e como vc me vê passar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário